sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ALQUIMIA, A MÃE DA QUÍMICA

A alquimia é considerada uma modalidade da ciência de muitos, muitos e muitos anos atrás, sendo uma das mais antigas, originando a nossa química contemporânea.

Na verdade ela é uma mistura de ocultismo, física, astronomia, medicina, arte, religião entre outros.

Ela visava quatro grandes objetivos:alquimia

  1. À criação da Pedra Filosofal sendo uma substância que seria produzida com matéria-prima mais grosseira, a pedra ampliaria os poderes dos alquimistas para alcançar os outros objetivos, como transmutação de metais comuns em um metal nobre, o ouro, e para a produção do elixir da longa vida.
  2. Obtenção de Ouro, transmutando metais comuns nele.
  3. Produzir o Elixir da Longa Vida, uma espécie de medicamento universal capaz de prolongar a vida indefinidamente ou tornando-os imortais e teria capacidade de curar todas as doenças do mundo.
  4. Criação da vida humana artificial, os Homúnculos (do latim, homunculus, pequeno homem).

alquimia2Os alquimistas utilizavam fórmulas e recitações mágicas a fim de invocar deuses e demônios favoráveis as operações químicas.

A sua linguagem está associada a símbolos astrológicos com metais, exemplo: sol = ouro (Au), lua = prata (Ag), marte = ferro (Fe), saturno = chumbo (Pb), entre outros, os animais também faziam parte desta linguagem e eram usados para representar os elementos: salamandras aludem ao elemento fogo, unicórnio ou veado ao elemento terra, peixe à água, os pássaros ao ar, etc.

A alquimia foi fundamental para a nossa química, a tecnologia e para as nossas vidas. A química é a alquimia de muitos anos atrás, só que mais rebuscada. Graças aos grandes alquimistas obtivemos as bases da química moderna.

Curiosidade!!!alquimia3

  • Ela obteve dois rumos diferentes: a Alquimia Chinesa e a Alquimia Ocidental.
  • O famoso banho-maria é um legado dos procedimentos usados até hoje pelos alquimistas.
  • A medicina contemporânea teve uma imensa contribuição da alquimia.
  • Da influência alquímica, terminou se originando a palavra Laboratório: Labor = trabalho e Oratório = local de oração.
  • Alquimistas usavam muito o enxofre comum nos seus experimentos, como o enxofre possui um odor forte, eles eram facilmente detectados pela Igreja da Idade Média e eram acusados de bruxaria e pacto com o demônio.
  • A diferença do alquimista para o químico: o alquimista visa à compreensão, e o químico, à precisão.
  • Hoje a alquimia está voltada a se evidenciar o dia-a-dia das pessoas com Best-sellers como Fera Ferida, Harry Potter, O Alquimista, O Código da Vinci e Full Metal Alchemist (anime).