sexta-feira, 27 de novembro de 2009
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Encontrada base química da vida em planeta
quinta feira dia 22 de outubro 2009 09h39
São Paulo-Pela segunda vez, os em menos de um ano, a NASA
anuncia adescoberta de moléculas organicas em um planeta gasoso
A base da quimicxa da vida foi detectada desta vezem folta do HD209458b
um planeta maior que jupter orbitando numa estrela similar ao sol apenas 150 anos luz
na costelação de pegasus.
A descoberta sugere agora será cada vez mais comum encontrar outros locais com
moléculas que podem estar ligadas à vida. para a NASA, isso é uma otima noticia, especialmente porque a missão kepler, lançada este ano.
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
QUÍMÍCA MODERNA ATÉ HOJE
A esta altura, os cientistas estavam usando "métodos modernos" de descobertas testando teorias com experimentos. Uma das grandes controvérsias durante este período foi o mistério da combustão. Dois químicos: Johann Joachim Becher e Georg Ernst Stahl propuseram a teoria do flogisto. Esta teoria dizia que uma "essência" (como dureza ou a cor amarela) deveria escapar durante o processo da combustão. Ninguém conseguiu provar a teoria do flogisto. O primeiro químico que provou que o óxigênio é essencial à combustão foi Joseph Priestly. Ambos o oxigênio e o hidrogênio foram descobertos durante este período. Foi o químico francês Antoine Laurent Lavoisier quem formulou a teoria atualmente aceita sobre a combustão. Esta era marcou um período aonde os cientistas usaram o "método moderno" de testar teorias com experimentos. Isso originou uma nova era, conhecida como Química Moderna, à qual muitos se referem como Química atômica.
Química Moderna - Da metade do século XIX até hoje
Esta foi a era na qual a Química floresceu. As teses de Lavoisier deram aos químicos a primeira compreensão sólida sobre a natureza das reações químicas. O trabalho de Lavoisier levou um professor inglês chamado John Dalton a formular a teoria atônica. Pela mesma época, um químico italiano chamado Amedeo Avogadro formulou sua própria teoria (A Lei de Avogadro), concernente a moléculas e suas relações com temperatura e pressão. Pela metade do século XIX, haviam aproximadamente 60 elementos conhecidos. John A. R. Newlands, Stanislao Cannizzaro e A. E. B. de Chancourtois notaram pela primeira vez que todos estes elementos eram similares em estrutura. Seu trabalho levou Dmitri Mendeleev a publicar sua primeira tabela periódica. O trabalho de Mandeleev estabeleceu a fundação da química teórica. Em 1896, Henri Becquerel e os Curies descobriram o fenômeno chamado de radioatividade, o que estabeleceu as fundações para a química nuclear. Em 1919, Ernest Rutherford descobriu que os elementos podem ser transmutados. O trabalho de Rutherford estipulou as bases para a interpretação da estrutura atômica. Pouco depois, outro químico, Niels Bohr, finalizou a teoria atômica. Estes e outroa avanços criaram muitos ramos distintos na química, que incluem, mas não somente: bioquímica, química nuclear, engenharia química e química orgânica.
alquimiq moderna quimica
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
ALQUIMIA, A MÃE DA QUÍMICA
Autor RapherFecharAutor: Rapher Nome: Rapher
Email: rapher_santos_7@hotmail.com
Site:
Detalhes: Veja os artigos deste autor (2)
A alquimia é considerada uma modalidade da ciência de muitos, muitos e muitos anos atrás, sendo uma das mais antigas, originando a nossa química contemporânea.
Na verdade ela é uma mistura de ocultismo, física, astronomia, medicina, arte, religião entre outros.
Ela visava quatro grandes objetivos:
- À criação da Pedra Filosofal sendo uma substância que seria produzida com matéria-prima mais grosseira, a pedra ampliaria os poderes dos alquimistas para alcançar os outros objetivos, como transmutação de metais comuns em um metal nobre, o ouro, e para a produção do elixir da longa vida.
- Obtenção de Ouro, transmutando metais comuns nele.
- Produzir o Elixir da Longa Vida, uma espécie de medicamento universal capaz de prolongar a vida indefinidamente ou tornando-os imortais e teria capacidade de curar todas as doenças do mundo.
- Criação da vida humana artificial, os Homúnculos (do latim, homunculus, pequeno homem).
Os alquimistas utilizavam fórmulas e recitações mágicas a fim de invocar deuses e demônios favoráveis as operações químicas.
A sua linguagem está associada a símbolos astrológicos com metais, exemplo: sol = ouro (Au), lua = prata (Ag), marte = ferro (Fe), saturno = chumbo (Pb), entre outros, os animais também faziam parte desta linguagem e eram usados para representar os elementos: salamandras aludem ao elemento fogo, unicórnio ou veado ao elemento terra, peixe à água, os pássaros ao ar, etc.
A alquimia foi fundamental para a nossa química, a tecnologia e para as nossas vidas. A química é a alquimia de muitos anos atrás, só que mais rebuscada. Graças aos grandes alquimistas obtivemos as bases da química moderna.
- Ela obteve dois rumos diferentes: a Alquimia Chinesa e a Alquimia Ocidental.
- O famoso banho-maria é um legado dos procedimentos usados até hoje pelos alquimistas.
- A medicina contemporânea teve uma imensa contribuição da alquimia.
- Da influência alquímica, terminou se originando a palavra Laboratório: Labor = trabalho e Oratório = local de oração.
- Alquimistas usavam muito o enxofre comum nos seus experimentos, como o enxofre possui um odor forte, eles eram facilmente detectados pela Igreja da Idade Média e eram acusados de bruxaria e pacto com o demônio.
- A diferença do alquimista para o químico: o alquimista visa à compreensão, e o químico, à precisão.
- Hoje a alquimia está voltada a se evidenciar o dia-a-dia das pessoas com Best-sellers como Fera Ferida, Harry Potter, O Alquimista, O Código da Vinci e Full Metal Alchemist (anime).